5 dicas de gestão para postos
11 dezembro 2019
Para que o posto de combustível funcione de forma eficiente, lucrativa e segura, o revendedor precisa implementar práticas de gestão diariamente. Por isso, preparamos para você 5 dicas de gestão para postos. Confira e coloque-as em prática!
1) Controle impactos ambientais
O meio ambiente é uma preocupação que não pode ser esquecida pelo gestor de um posto de combustível. Dentre várias medidas, se encontra o plano de contenção. Tal plano serve para reduzir problemas relacionados à poluição, como o vazamento de combustível e evitar ocorrências de grandes proporções, no caso de explosões.
Além disso, na prática, o gestor necessita cuidar da infraestrutura do estabelecimento, de forma que diminua impactos ambientais.
Adequar o ambiente para a troca de óleo, de modo que restos sejam corretamente destinados; armazenar combustíveis de forma eficiente e adequada e estabelecer programas de reciclagem para materiais como pneus e embalagens de óleo lubrificante são algumas das atitudes que tornam o posto de combustível uma empresa ambientalmente responsável.
Para facilitar a rotina do revendedor associado, o Sindipostos-ES oferece Assessoria Ambiental com custo reduzido. Uma forma do estabelecimento seguir questões ambientais importantes e até evitar multas da legislação.
2) Invista em segurança
O bem-estar dos funcionários e dos clientes é outro pilar que o administrador precisa ter atenção ao gerir um posto.
Com grande fluxo de pessoas, esse tipo de estabelecimento tende a chamar atenção de pessoas mal intencionadas. Por isso, instalar câmeras e alarmes, contratar vigilantes e guardar pouco dinheiro no caixa são atitudes que ajudam a preservar a segurança de todos que ali passam e claro, serve para evitar prejuízos com furtos e roubos.
3) Aposte na loja de conveniência
A loja de conveniência é uma forma bastante rentável para ampliar às atividades prioritárias oferecidas por um posto.
Para que dê certo, essa parte do estabelecimento precisa ser atrativa e interessante. Por isso, o revendedor deve ter a disposição produtos de vários segmentos e de qualidade, de forma que o cliente tenha vontade de acessar o local e satisfazer as suas principais necessidades.
4) Aprimore o atendimento
Além de ser baseado na qualidade do que é ofertado, a fidelidade dos clientes em um posto de combustível é possível ser alcançada conforme o nível de atendimento dos profissionais do estabelecimento.
Sabendo disso, é crucial dedicar empenho a esse quesito, fornecendo treinamentos de excelência aos colaboradores, de forma que atualizem e aprimorem técnicas, competências e habilidades na hora de lidar diretamente com os consumidores.
Vale também ao estruturar sua gestão para postos, promover políticas de remuneração que possam motivar os funcionários. Dessa forma, as práticas podem se tornar bem mais efetivas no trabalho diário.
5) Monitore os resultados
Depois de aplicar essas e outras práticas de gestão, um passo importante é ter o conhecimento daquilo que deu certo e do que precisa de melhorias.
Com isso, mensurar os resultados produzidos pelo posto de combustível, ajuda ao gestor no controle de gastos e redução de custos e é uma ferramenta que permite a identificação das condições em que o estabelecimento se encontra entre os meses. Além disso, ao ter os dados nas mãos, é possível saber se é viável ou não financeiramente e naquele momento, a expansão do negócio.