e-Social: o que é e porquê seu posto precisa se adequar a ele

26 setembro 2018


O e-Social é um novo sistema do Governo Federal voltado à prestação unificada de informações trabalhistas das empresas.

Com o objetivo principal de tornar os processos dentro das empresas mais transparentes, o sistema ainda tem pegado muitos empresários e funcionários de Departamento Pessoal/RH de surpresa, apesar de sua ampla divulgação na mídia.

Com isso em mente, o Sindipostos-ES tem promovido palestras sobre o e-Social e todos os seus impactos para a revenda durante suas reuniões regionais no Estado.

“De forma geral, o sistema tem causado certo susto, mas não tem porque ter medo dele. Se a empresa está caminhando corretamente, cumprindo suas obrigações com os funcionários, ninguém terá problemas”, explica o gerente executivo do sindicato, Adair Alves de Souza.

O retorno da revenda

Há 11 anos no mercado de trabalho na área Contábil, sempre voltada para o setor de Departamento Pessoal, a especialista em e-Social convidada para as reuniões regionais, Rayane Mageske, conta o que tem achado do retorno dos empresários nos encontros.

“As palestras tem sido de grande-valia para todos. O e-Social tem realmente assustado todo mundo, mas é só o inicio. É mais uma questão de implementação dos processos e fazer essa transição. Depois vai ser algo já inserido na rotina”, tranquiliza Rayane.

A especialista também falou sobre os desafios deste primeiro momento: “além do próprio e-Social, capacitar o funcionário também é um grande desafio. Fazer com que ele entenda o que está acontecendo, saber cobrar isso do escritório de contabilidade, procurar saber se eles estão por dentro do sistema. Falta um pouco de auditoria dentro do trabalho que está sendo realizado”.

Além de treinamento gerencial e treinamento de e-Social para empresas e sindicatos, Mageske trabalha também com assessoria de RH, Departamento Pessoal e Segurança do Trabalho na sua empresa, a Mageske Assessoria e Treinamentos Gerenciais.

Confira as fotos das reuniões:

Multas podem chegar até R$ 4.025,33

A segunda etapa de implementação do e-Social, que abrange postos de combustíveis, lojas de conveniência, lava-rápidos, trocas de óleo, estacionamentos e todas as empresas com faturamento anual inferior a R$ 78 milhões, entrou em vigor no dia 16 de julho.

A partir de novembro de 2018, todas as empresas, inclusive as micro e pequenas, deverão enviar informações via e-Social.

Os postos que não se adequarem ao novo sistema estão sujeitos a penalidades e multas que podem chegar ao valor de até R$ 4.025,33.  Confira a relação completa de possíveis multas e autuações selecionadas pelo Portal Contábil/Brasil Postos.

Sindipostos-ES

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