Como é formado o preço do diesel
03 julho 2019
O diesel no Brasil é um combustível muito utilizado no setor agrícola e de transporte rodoviário. Setores bem importantes na economia do país, o que faz que os consumidores precisem ter o entendimento de como é o processo de formação do preço desse tipo de combustível.
A partir disso, é possível perceber que algumas variáveis afetam e modificam o valor final do diesel. Essas vão desde as distribuidoras, impostos, preço do biodiesel e revendedores (postos).
Confira mais detalhes sobre como é formado o preço do diesel!
Biodiesel
No Brasil, é obrigatório que o diesel automotivo seja misturado com biodiesel, um combustível renovável produzido por usinas a partir de óleos vegetais ou gorduras animais.
A Petrobras adquire de usinas produtoras o volume a ser revendido às distribuidoras. O preço sofre constantes modificações pelo mercado competitivo proporcionado pelas usinas.
Distribuidoras
Antes de chegar aos postos, o preço do diesel é afetado também pelos custos de distribuição e pela parcela de lucro sobre o produto, que é variável conforme a distribuidora.
Impostos
Os impostos também fazem parte da formação do preço final pago pelo consumidor pelo diesel. Há taxa, no caso do Diesel, que é variável pelo estados e atualizado quinzenalmente (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) e impostos determinados pela União.
Revendedores
Os postos, que são os revendedores mais diretos do consumidor comum, estão na última esfera do preço final ao consumidor. Por isso, neles já estão incluídos o custo de aquisição do biodiesel e a parcela da Petrobras, os custos e margens de comercialização das distribuidoras, impostos e, por fim, a margem percentual dos postos.