Verdade ou Mito: sair do carro quando abastece com gás
09 setembro 2019
Há muitas regras para garantir a segurança durante um abastecimento em um posto.
Por isso, uma das questões que gera bastante dúvidas é se realmente há necessidade ou não de sair do carro na hora de abastecer com Gás Natural Veicular (GNV). Será que é mesmo preciso?
Saiba mais sobre o assunto!
Proibição
Em muitos Estados do Brasil, como o Espírito Santo, essa regra é verdadeira e precisa ser colocada em prática nos postos de combustíveis. Por isso, o condutor de um veículo movido a GNV é proibido, de acordo com algumas legislações locais, de permanecer dentro do carro no momento do abastecimento.
O GNV é visto como mais seguro que os combustíveis líquidos. Mesmo assim, tal medida nos postos funciona como uma alternativa para oferecer mais segurança aos consumidores e também funcionários. Além de ser uma regra que evita acidentes.
Orientações
Nos Estados obrigatórios, os postos precisam orientar os motoristas dos riscos de permanecer no veículo, além de informar de maneira clara ao consumidor a pressão máxima de abastecimento com um adesivo na bomba.
O adesivo indicando que a pressão é até de 220kgf/cm² evita que postos garantam vantagens especiais (inexistentes) de oferecer uma pressão superior a este limite.
Ainda, os profissionais dos postos precisam checar se o cilindro é autenticado.
Cuidados
É dever do consumidor fazer uma instalação correta do GNV no veículo. Para isso, se faz necessário fazer o procedimento em uma oficina homologada pelo Inmetro.
E, claro, evitar qualquer uso de equipamentos que extrapolam a pressão fixada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, como um botijão de gás de cozinha.
Além disso, uma visita de requalificação do cilindro de alta pressão a cada cinco anos em uma oficina credenciada é essencial para garantir toda a segurança.