Política de preços da Petrobras e o que isso impacta na revenda
08 outubro 2019
Há pouco tempo, uma nova política de preços da Petrobras entrou em vigor. Nela, ocorrem alterações diárias nos valores dos combustíveis. E isso, por consequência, vem afetando diretamente os milhares de revendedores do setor.
Saiba como essa prática feita pela refinaria é prejudicial aos postos de combustíveis e aos consumidores!
Relação afetada com a distribuidora
Com uma constante oscilação, a relação comercial com as distribuidoras pode ser prejudicada, já que o revendedor não possui um parâmetro tão estável de preços e por isso, perde o poder de negociação.
É como se o mesmo não tivesse a possibilidade de garantir uma melhor condição comercial, já que amanhã ou depois os preços irão mudar novamente.
Desinformação da sociedade
Outra grande consequência da alteração contínua de preços da refinaria é a falta de informação do consumidor final sobre o impacto na bomba.
Isso acontece porque, em geral, a sociedade tende a pensar que os preços vão aumentar ou diminuir instantaneamente, de acordo com a Petrobras. Mas, o repasse da variação de preço fica a critério das distribuidoras e postos.
Além disso, o tempo que isso demora para acontecer é bem variável, podendo ser dias, semanas ou mesmo não ter nenhum tipo de variação.
Fluxo de caixa
Em possíveis aumentos do custo do litro do combustível, o valor desembolsado pelo motorista é maior em um abastecimento, mas a opção de crédito é muito mais utilizada. O que faz afetar o fluxo de caixa.
Por isso, o revendedor tem a necessidade de antecipar o cartão de crédito, além de promover mais capital de giro para conseguir comprar os combustíveis em curto prazo e receber a quantidade suficiente para todo mês.