Inovação nos postos de combustíveis
11 outubro 2019
Inovar é preciso. E os postos de combustíveis não podem fugir dessa linha de pensamento. Da mesma forma que outros tipos de estabelecimento, os postos devem seguir novas linhas e processos com o objetivo de oferecer cada vez mais experiências marcantes a quem mais importa: os consumidores.
Confira algumas tendências para serem colocadas em prática em um posto de combustível!
Treinamento dos colaboradores
Na hora de conquistar os clientes, colaboradores bem preparados fazem toda a diferença nos momentos de esclarecimento de dúvidas e na oferta de serviços e produtos.
Por isso, oferecer um bom treinamento a esses profissionais do posto e valorizá-los com medidas motivacionais é uma forma eficaz de demonstrar que o estabelecimento está à frente da concorrência.
Automação nos processos
Investir em tecnologia para agilizar o atendimento pode transformar o posto em inovador.
Uma alternativa é utilizar da inteligência artificial em painéis que identifiquem automaticamente se o carro precisa de reparos, assim que ele estaciona no posto.
Outra opção é apostar em tablets pelos frentistas para finalizar as vendas com o cliente ainda no carro. Uma ação que traz mais conforto e comodidade ao consumidor.
Cartão fidelidade e parcerias
O cartão fidelidade em um posto de combustível é uma alternativa bastante viável para garantir assiduidade de clientes no estabelecimento.
Tal iniciativa consiste em oferecer descontos em serviços e produtos, quando os clientes atingem um determinado número de pontos. Ao colocar em prática esse diferencial, é fundamental ter regras claras de pontuação e centralizar a divulgação em locais de fácil acesso de todos que aderiram o programa.
Aliado a isso, é vantajoso também fazer parcerias com outras empresas, já que quanto mais vantagens um negócio oferece para o consumidor, maiores são as chances dele fazer uma divulgação benéfica.
Um exemplo disso na prática é oferecer aos clientes que abastecem no posto, descontos em estabelecimentos, como farmácias, restaurantes e cinemas da parceria.
Uma ideia viável, inovadora e simples de ser colocada em prática é usar o aplicativo WhatsApp para informar os clientes sobre promoções de serviços ou produtos.
É uma boa forma de garantir fidelidade e criar uma conexão entre consumidor e empresa.