Qual o futuro das lojas de conveniência?
16 dezembro 2019
As lojas de conveniência já são realidade nos postos de combustíveis. Para continuar gerando lucro, o revendedor precisa ter um olhar estratégico no futuro.
Saiba mais!
Espaço multifuncional
Se antes, o carvão e gelo eram as únicas coisas vendidas em lojas de conveniência, hoje já é bastante diferente. Isso porque os consumidores necessitam e querem encontrar uma variedade de produtos.
Por isso, para garantir um retorno cada vez maior no futuro, uma das preocupações do revendedor precisa ser a multifuncionalidade desse local, ou seja, ofertar um número cada vez maior de utilidades na loja de conveniência.
Dentre as várias possibilidades a serem ofertadas, se encontra a drogaria, a lotérica e a lavanderia.
Experiência do cliente
Só que não basta ter uma loja de conveniência equipada e completa, é necessário também focar em melhorias na experiência do cliente, que por consequência, se torna uma forma de manter a competitividade.
Há três princípios básicos valorizados pelo cliente especificamente em uma loja de conveniência: segurança e acessibilidade; limpeza e responsabilidade e facilidade. Confira dicas sobre cada um deles:
- Segurança e acessibilidade: Os clientes sempre desejam se sentir à vontade e seguros em um estabelecimento. Por isso, uma tarefa crucial do revendedor é manter a loja e o estacionamento bem iluminados, além de criar um ambiente convidativo e com boa visibilidade;
- Limpeza: Entrar em um ambiente limpo é muito apreciado pelo consumidor. Então, reduzir a desordem da loja de conveniência se torna indispensável;
- Responsabilidade e facilidade: Quanto mais facilidade os clientes tiverem no momento das compras, melhor será a experiência final. Dessa forma, apostar em uma boa organização nas prateleiras e ter colaboradores disponíveis para responder perguntas é um passo importante na conquista de quem passa pela loja de conveniência.
Ao passo que o estabelecimento se apropriar desses pilares, mais expectativas dos clientes serão atendidas de forma consistente e o futuro da loja ficará garantido, já que os consumidores buscam locais que mais o agradam.
Personalização
Por fim, quando se trata do futuro das lojas de conveniência, entra outro quesito fundamental: a personalização. Há várias alternativas para os clientes se sentirem únicos no momento da compra.
Uma dessas alternativas é por meio de programas de fidelidade. Esse mecanismo garante promoções atrativas aos clientes através do histórico de compra. Já para o revendedor, se torna uma opção de aumentar cada vez mais a cartela de clientes fixos do estabelecimento.
Outro artifício de personalização é apostar na tecnologia: aplicativos móveis para o cliente realizar pedidos antecipados ou ver as promoções disponíveis, antes mesmo de entrar na loja.
Um futuro promissor
Com a competição cada vez mais acirrada no ramo dos postos, adicionar valor para cliente é ao mesmo tempo aumento de venda para as lojas.
Por isso, o revendedor ao colocar em prática cada método de experiência com o cliente, bem como apostar nas tendências do mercado, está inovando e trazendo um olhar já do futuro para a loja de conveniência do seu posto de combustível!