Mito ou verdade: quanto mais amarela a gasolina melhor?
23 dezembro 2019
Será que quanto mais amarela a gasolina, melhor será a qualidade? Essa questão costuma ser a dúvida de muitos consumidores quando o assunto é abastecimento. Descubra se é mito ou verdade!
Coloração da gasolina
Para começar esclarecendo, já podemos entender que é MITO. Ou seja, uma gasolina mais amarela, não significa mais qualidade.
Conforme especifica a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a coloração da gasolina comum pode variar entre incolor e amarelada. Tal variação ocorre devido aos processos de refino e à composição química do combustível.
Ainda, segundo a ANP, a gasolina comum encontrada nos postos deve ter obrigatoriamente 27% de álcool anidro (etanol puro), que ajuda a diminuir a emissão de poluentes, e também teor de enxofre máximo de 50 ppm (partes por milhão).
Ambos itens atuam para variar a coloração final da gasolina comercializada nos postos de combustíveis, mas o enxofre tende a ter mais impacto.
Enxofre na gasolina
Na década de 50, a gasolina detinha 2.500 ppm na gasolina. Hoje, o máximo permitido é 50 ppm.
Esse elemento químico é amarelo, logo quanto mais teor de enxofre estiver presente na gasolina (até o máximo permitido), mais a coloração final irá se assemelhar a essa cor. E quanto menos tiver, a coloração do combustível tende a clarear e ficar mais incolor.
O mais amarelo não significa menor ou maior qualidade, até porque o enxofre apresenta grandes impactos ambientais, como chuva ácida e corrosão do sistema de escape dos motores.
Por isso, ter menos enxofre na gasolina é altamente sustentável e pode fazer bem para o meio ambiente e ao próprio veículo.
Então, não ache estranho se o seu combustível na hora do abastecimento vier menos amarelado e mais incolor. Como comprovamos, é normal!