A importância da calibragem correta para a sua segurança
06 janeiro 2020
Utilizar o seu carro de forma segura e aproveitar todo o desempenho que apresenta só é possível com uma calibragem periódica e realizada de forma correta, além de outros fatores preventivos importantes de manutenção.
Entenda a importância de manter a calibragem correta do seu veículo!
Riscos da calibragem errada
Quando um veículo está descalibrado, os pneus perdem a aderência ao solo, acarretando falhas em frenagens leves ou bruscas e em casos de aquaplanagem na pista. Esses já são riscos suficientes para se precaver, não é verdade?
Mas os problemas não param por aí!
A falta de calibragem ou quando feita de forma incorreta, exige mais força do motor e pode levar o veículo a consumir maior quantidade de combustível, levando em consideração as condições do percurso.
Porém, quando ultrapassa a quantidade adequada o risco é o mesmo, tanto para o veículo como para os passageiros, pois o automóvel perde a aderência com o solo. Outras consequências que esse erro pode acarretar são o superaquecimento e as quebras dos componentes da estrutura dos pneus.
Diante de todos esses problemas, o carro não oferece a segurança adequada na condução, podendo acarretar em acidentes, e se desgasta de forma mais acelerada, gerando maior desvalorização na hora da venda.
O que fazer?
Avaliando todos os riscos de uma calibragem realizada de forma errada, dá pra entender melhor os motivos para não se atrasar para a sua próxima visita ao posto. Identificou que o veículo está pesado, se esforçando muito para andar, ou até mesmo puxando para algum lado? Procure o posto mais próximo para garantir a sua segurança!
Cada veículo possui um período recomendado pelo fabricante para que esse serviço seja realizado, portanto, é fundamental consultar o seu manual para não fazer a calibragem de forma moderada ou excessiva. Nele você será indicado com uma calibragem que comporta o uso do seu veículo, se ele transita por zona urbana ou em rodovias, e em momentos quando está vazio ou no limite de passageiros.
Mas, antes de fazer a calibragem, garanta que os pneus estejam frios, ou seja, tenha rodado no máximo 3 km antes de chegar ao posto fazer a calibragem.