Cai o volume de biodiesel vendido em leilão da ANP, e ociosidade cresce
16 junho 2021
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) informou que a etapa regular do 80º Leilão de Biodiesel (L80) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi concluída na sexta-feira e as distribuidoras compraram 1,1 bilhão de litros, com entregas em julho e agosto, para atender à mistura obrigatória de 10% no diesel fóssil vendido nos postos do país.
Esse volume foi 13% menor que o registrado em leilão realizado para atender à demanda de julho e agosto do ano passado, quando a mistura obrigatória estava em 12%. “A despeito de o volume arrematado ter aumentado 5% em relação ao L79, houve sobre oferta de 355,5 mil litros, volume mais que suficiente para que o Brasil adotasse o B13 [mistura de 13%] ainda neste bimestre”, avaliou a Abiove.
A entidade calcula que, com isso, as usinas de biodiesel instaladas no Brasil vão operar com capacidade ociosa de 40,2% nos dois próximos meses — nas regiões Sudeste e Nordeste, o percentual poderá chegar a 60%. Com a redução da mistura, a Abiove revisou para baixo sua estimativa para o processamento de soja no mercado doméstico este ano, e elevou a projeção para as exportações do grão.
Autor/Veículo: Valor Econômico