Campanha dá zoom sobre custos dos postos
14 dezembro 2017
A segunda etapa da campanha que esclarece sobre a formação do preço dos combustíveis foi lançada nesta quinta (14) nos três maiores jornais do Espírito Santo – A Gazeta, A Tribuna e Metro Jornal.
Na primeira etapa, no tanque de um caminhão, a composição do preço da gasolina estava dividida em percentuais em três blocos: Petrobras, etanol e distribuidoras; Impostos estaduais e federais; Postos.
A composição levava em consideração o preço médio praticado no Espírito Santo, com os dados públicos mais recentes disponíveis em fontes de credibilidade como a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustívies (ANP) e a Fecombustíveis.
Os postos de combustíveis representam, na média, 10% do valor de venda da gasolina. O dado que compõe esta etapa da campanha mostra que os postos representam 9,4%. E, desta vez, o objetivo é mostrar que este não é o lucro do revendedor e que neste montante existem diversos custos como aluguel, salários, encargos sociais, custos de manutenção, aluguel, energia elétrica, entre muitos outros.
“Nesta fase da campanha, demos um zoom sobre os postos na composição do preço dos combustíveis. Estamos tentando mostrar para a sociedade que os postos representam cerca de 10% do preço do combustível, mas que não é esse o lucro do revendedor, que nesse bolo tem muitas fatias que não ficam com o empresário, que são custos”, explica o presidente do Sindipostos, Nebelto Garcia.