O que fazer quando a bomba marca mais que a capacidade do tanque?
10 fevereiro 2020
Já se surpreendeu em um posto de combustível ao notar que a quantidade abastecida foi maior que a capacidade do tanque? Saiba o que fazer!
Problema
Se o tanque do seu carro tem a capacidade de 70 litros e ao abastecer por completo em um posto de combustível a bomba marcou mais que isso, algo pode estar irregular no próprio estabelecimento.
É preciso ficar atento e saber as primeiras medidas a serem feitas!
Procon
De acordo com o Instituto Federal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), é preciso fazer uma reclamação ao Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (IPEM-ES).
O instituto orienta que o primeiro passo antes do contato é pedir do estabelecimento o ensaio volumétrico do bico de combustível. Já acionando a ouvidoria do IPEM-ES pelo telefone 0800 0391112, deve-se estar munido de algumas informações, como tipo de combustível utilizado, localização, bandeira e nome do posto de combustível.
Depois da denúncia, responsáveis verificam a procedência do que foi informado.
ANP
Casos como esse também podem ser denunciados à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustiveis (ANP) e à delegacia do consumidor.
Você também pode solicitar o teste volumétrico a qualquer momento. Os postos são obrigados a ter um galão certificado pelo Inmetro no estabelecimento para a realização do teste.
Olhar atento
Alguns carros também comportam um volume maior do que o informado no manual do fabricante. E isso foi provado até por uma pesquisa da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), em 2017.
Por isso, antes de fazer uma denúncia, o cliente deve conferir se este não pode ser o caso.