Qual o valor do combustível na refinaria (Petrobras)? É possível comprar direto de lá?
12 fevereiro 2020
Você sabe verificar o valor do combustível na refinaria? Quer saber se é possível comprar direto de lá?
Confira!
Combustível na refinaria e seus preços
Na refinaria, a Petrobras, os preços que são definidos para a gasolina e diesel apresentam como referência a paridade de importação. Ou seja, são levadas em consideração as cotações internacionais desses produtos, bem como custos de transporte e taxas portuárias.
Essa paridade é presente porque o mercado brasileiro de combustíveis é adepto à livre concorrência, o que fornece às distribuidoras a alternativa de importar os produtos.
Além disso, o preço considera uma margem para cobrir valores variáveis, como a volatilidade do câmbio e dos preços.
A gasolina sem tributos, à vista, custa, em média R$ 1,70970, sendo esse valor o m³. Já o diesel, com as mesmas características, é comercializado por R$ 1,957,60.
Tais preços são em relação ao dia 6 de fevereiro de 2020 e para os centros distribuidores em Vitória, Espírito Santo.
O consumidor consegue comprar direto?
Será que o consumidor pode comprar direto o combustível na refinaria? Infelizmente isso não é possível!
A gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são do tipo “A”. Ou seja, gasolina antes da combinação com o etanol e diesel sem adição de biodiesel.
Já os produtos vendidos nas bombas ao consumidor final são do tipo “A” também, mas misturados a biocombustíveis. Ou seja, tem diferença.
Por isso, ao abastecer, o consumidor tem acrescido do valor estipulado pela Petrobras, o lucro de distribuidores e revendedores, bem como o custo do acréscimo de biocombustíveis e impostos federais e estaduais.
Ainda, as revisões feitas periodicamente pela refinaria podem ou não interferir no preço final, já este é definido também por esses fatores.