Como é formado o preço da gasolina
03 julho 2019
O mercado de combustível da gasolina é dependente de um único produtor e poucos distribuidores desse produto, mas milhões de revendedores espalhados pelo país, os postos de combustíveis.
Como funciona a cadeia
O monopólio da refinaria repassa ao distribuidor, que leva a gasolina até os postos, que são o contato com o consumidor final, porém a influência do estado acontece sobre todas as etapas.
A distribuição nacional é controlada por três empresas, sendo 70% do mercado brasileiro e responsável de grande poder do setor.
Fatores que podem influenciar o preço
São vários o fatores que podem influenciar no preço na gasolina, não dependendo unicamente da Petrobras. Aspectos como custo de aquisição, a mão de obra e os encargos, aluguel, forma de pagamento interferem e pesam na balança do preço final. A rentabilidade sofre influência de características de mercado como o pouco poder de negociação na compra de produto além do alto custo fixo da mercadoria.
Quando o valor da Petrobras cai, não necessariamente reflete no preço final dos postos, que depende de concorrência local e demanda além de um gap de logística e política regional das distribuidoras. Postos de uma mesma região tendem a praticar preços semelhantes por conta do hábito de consumo baseado no menor preço.
O preço também pode variar dentro de uma cidade por conta da concorrência entre postos da mesma região, interferência das distribuidoras no contrato ou ampliação do mercado com maior aumento de volume local.