Comunicado: descontinuidade do aplicativo ANP no Posto
14 maio 2020
A ANP comunica à sociedade a descontinuidade de seu aplicativo ANP no Posto. O ANP no Posto foi lançado em janeiro de 2020, com o objetivo de dar mais transparência aos preços praticados e à qualidade dos combustíveis do Brasil.
Durante o tempo que ficou disponível à sociedade, o aplicativo apresentou dados referentes a preços de combustíveis do estado de Goiás. Contudo, o objetivo da ferramenta, em sua concepção, era abranger todos os estados da federação, o que não ocorreu dentro das expectativas da ANP. Desta forma, a Agência entendeu que não seria adequado realizar investimentos para ampliar a infraestrutura tecnológica inicialmente alocada para o aplicativo, uma vez que o aumento da base de dados, originalmente esperado, não foi alcançado.
É importante esclarecer que, apesar da descontinuidade do aplicativo, a ANP continuará estudando alternativas para alcançar os benefícios almejados inicialmente pelo uso da ferramenta.
A ANP monitora os preços dos combustíveis em todo o Brasil por meio do Levantamento Semanal de Preços, que informa os preços de revenda e de distribuição da gasolina comum, etanol hidratado combustível, óleo diesel, gás natural veicular (GNV) e gás liquefeito de petróleo (GLP – botijão de 13 quilos). A pesquisa, planejada com base em critérios estatísticos e atualizada às sextas-feiras, é feita por uma empresa contratada por meio de licitação. Pode ser consultada em http://preco.anp.gov.br/.