Conciliação de cartões: o que é e como fazer
20 novembro 2017
Quando se trabalha com cartões de débito e crédito na empresa, é necessário fazer algo chamado de conciliação de cartões.
A conciliação serve para conferir se o pagamento das vendas com cartão foi realizado corretamente pela operadora do cartão e se as taxas acordadas em contrato foram cumpridas.
Além de servir para um controle maior do fluxo de caixa, diário, semanal e/ou mensal, a conciliação existe como uma forma de otimizar a gestão financeira da empresa também a longo prazo. É uma segurança para a vida financeira da empresa.
Como fazer
É possível realizar a conciliação de forma manual, através da equipe de vendas ou financeira da empresa, ou de forma automática, com um sistema já desenvolvido para isso, automatizado.
Manualmente, é preciso registrar cada notinha emitida pelos cartões, os extratos de recebimento do banco e conferir se batem com os registros de venda da empresa para ver se está tudo ok – geralmente as empresas fazem isso em uma planilha de Excel mesmo.
Na conciliação automática, o sistema faz isso pela equipe, apontando qualquer tipo de pendência ou divergência que possa existir entre os resultados na hora.
No mercado, existem diversas opções de conciliadoras, como a Confere, a Conciliadora, a Concil Card… Basta escolher a com melhor custo benefício para você.
Os riscos de não fazer
Hoje em dia, é muito difícil ver pessoas saindo com uma grande quantidade de dinheiro físico na carteira.
Prático, seguro e rápido, os cartões de débito e crédito dominam as transações comerciais a nível nacional e internacional.
Não fazer a conciliação, seja ela qual for, pode levar a empresa a uma perda do controle financeiro e, em alguns casos, até a falência.
É preciso gerir as finanças de forma responsável. O que você tem feito pela vida financeira do seu posto?