Diferenças de consumo na estrada e na rua: como tirar a média para o meu carro?
11 setembro 2019
É possível perceber diferenças quanto ao melhor tipo de combustível para ser utilizado quando o carro vai pegar estrada ou ficar só pelas ruas da cidade. Ao entender as diferentes opções, evita-se gastos desnecessários.
Sabendo disso, preparamos uma matéria para você saber qual combustível pode ser mais vantajoso para cada situação!
Confira!
Preços
Os preços do etanol e gasolina sofrem variações por diversos fatores, que vão desde a matéria-prima, passando pelas distribuidoras, impostos e revendedores.
Ao entender o melhor custo benefício de cada combustível para determinada situação, o consumidor pode poupar e, assim, economizar!
Etanol
O uso do etanol faz com que o motor tenha mais desempenho. Por isso, esse combustível tem uma queima mais limpa e forma menos carbonização (emitindo menos poluentes).
Seu consumo, quando comparado a gasolina, é maior, o que diminui a autonomia, ou seja, a quantidade de quilômetros que se pode andar. Logo, no dia a dia, o etanol não é o melhor para ser utilizado nos carros.
Já na estrada, em distâncias mais curtas, esse tipo de combustível pode ser ideal.
O etanol deixa de ser vantajoso quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina, ou seja, para que o etanol seja competitivo, o litro não pode custar mais do que 70% do preço da gasolina.
Gasolina
A gasolina é constituída de diversos hidrocarbonetos, que evaporam em diversas temperaturas.
Tendo a gasolina no tanque, não há aumento da potência do carro. Mas, em compensação, o motorista pode perder menos tempo abastecendo, já que o consumo é menor que o etanol.
Por isso, em termos de oferecer mais com combustível e sem abastecer, a gasolina sai na frente tanto na rua, como em estrada, em distância mais longas. Prova disso é que, em média, um carro popular, roda 572 km com 54 litros de etanol. Já com 54 litros de gasolina, o veículo pode fazer até 826 km.
Como calcular o consumo?
O próprio consumidor pode comparar na prática.
Em carros que possuem o mecanismo automático, basta observar a quantidade de quilômetro por litro que está fazendo durante o trajeto.
Já em modelos que não tem esse mecanismo, o cálculo é possível ser realizado por meio dessa conta, dividindo a distância pela quantidade de combustível gasto.
O maior resultado entre etanol e gasolina, será a melhor opção para o consumidor, já que quanto mais quilômetros o carro estiver rodando por litro, melhor será o custo-benefício da utilização do combustível.