Quais itens interferem no preço da gasolina?
27 novembro 2019
A gasolina tem o preço afetado por uma série de itens. Saiba de todos nessa matéria!
Salário e aluguel
Os salários dos funcionários, bem como o aluguel do estabelecimento, estão dentro da margem de custo do posto de gasolina.
E como o estabelecimento precisa ter lucro, se aumenta os custos mensais, consequentemente o preço do combustível pode sofrer modificação.
Petrobras
Outro fator bem importante é a produção da gasolina. Isso porque o preço do combustível para as distribuidoras sofre alterações constantes pela Petrobras.
Apesar disso, é válido ressaltar que quando o valor da Petrobras cai ou aumenta, nem sempre isso irá refletir no preço final dos postos, já que outras questões, como concorrência local e demanda são decisivos para a alteração ou não do valor estipulado ao consumidor final.
Preço das distribuidoras
A falta de concorrência, ou seja, poucas distribuidoras, faz com que os postos tenham menos opções de negociação no momento da compra do combustível.
Por esse motivo, o preço estipulado pelas distribuidoras, por consequência, também afeta o valor que os postos irão ofertar a gasolina.
Impostos
Por último e com uma parcela importante no valor da gasolina ao consumidor final, estão os impostos.
Os impostos federais que afetam a gasolina são a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e as contribuições para o PIS/PASEP e Cofins. Há ainda um imposto no âmbito estadual (cada Estado, há um percentual diferente): o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
No caso da gasolina, todos esses tributos somados correspondem a mais de 40% do preço final.